O sal foi primeiramente utilizado na culinária por seu poder esterilizador de conservar os alimentos impedindo a reprodução de bactérias. Hoje o consumo de sal do brasileiro é o dobro do recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e este número está associado, não só ao consumo de alimentos industrializados, ricos em sal, mas principalmente à adição de sal à mesa.
O sal não é necessariamente o vilão da cozinha, ele é necessário ao nosso organismo pois o sódio controla o volume de fluidos fora da célula e a retenção de líquidos. A recomendação é que adultos ingiram 6g de sal por dia, o que equivale a 2,4g de sódio. Porém a ingestão de sal em excesso pode causar problemas de saúde que aparecem de forma silenciosa e tardia, como o aumento da pressão arterial, que atinge 32% da população brasileira e é a principal causa de morte no país, e problemas cardiovasculares derivados desta elevação.
A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, lançou ano passado uma campanha que trazia uma série de banners informativos, vale a pena conferir e seguir as dicas para evitar problemas no futuro.
Fica a dica da Cheiro Verde para você cuidar da sua saúde!
#CVSaúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário