sábado, 27 de abril de 2013

O Ano da Quinoa


A Organização das Nações Unidas nomeou 2013 como o "Ano da Quinoa" em reconhecimento aos nativos dos Andes que controlaram, protegeram e conservaram o cultivo deste importante grão desde a antiguidade até os dias de hoje. 


Mas o que é a quinoa?

           
A quinoa é considerada por pesquisadores um dos alimentos biologicamente mais completos para consumo humano existentes no reino vegetal por possuir quantidades ideais de calorias, proteínas, carboidratos e gorduras. Ela também contém aminoácidos que são encontrados na combinação de arroz e feijão, podendo ser facilmente utilizado como substituto para a dupla. Dentre seus principais benefícios, estão:

  • Alto teor de fibras;
  • Reduz os níveis de colesterol, glicemia e triglicérides no sangue;
  • Combate a obesidade;
  • Possui alta concentração de ferro, auxiliando no combate a anemia;
  • Evita problemas urinários e doenças do fígado;
  • Combate sintomas da TPM e da menopausa;
  • Previne a osteoporose e câncer de mama.


Pode ser encontrada no mercado na forma de grãos ou flocos, para serem misturados às mais diversas receitas, como sucos, saladas e sopas. O sabor suave é de fácil aceitação entre adultos e crianças, podendo substituir o arroz como acompanhamento para pratos principais como carne, peixe e frango. Um outro produto é a farinha de quinoa, que não contém glúten e pode ser uma opção mais saudável para substituir a farinha de trigo na preparação de pães e bolos, servindo de alternativa para pacientes celíacos (intolerantes a glúten). 



Apesar de seus diversos benefícios a quinoa ainda é pouco conhecida entre a maioria da população brasileira e pouco acessível por apresentar altos preços no mercado.

Dica: Vale lembrar que a ingestão de quinoa deve estar associada à prática de exercícios físicos e à alimentação balanceada para que apresente resultados desejados.

Conheça mais a quinoa através dessas receitas deliciosas e fáceis de fazer em casa:

Bolo de Chocolate e Quinoa   

Ingredientes: 
3 ovos   
1 e 1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de óleo
1 xícara de chocolate em pó
1 xícara de amido de milho
1 colher (sopa) de fermento químico em pó
1 xícara de farinha de quinoa
1 xícara de água quente

Modo de preparo
Pré aqueça o forno a 220 graus. Unte uma forma de bolo inglês com manteiga e farinha de quinoa (para um melhor acabamento, unte com cacau em pó). Reserve. Na batedeira, bata os ovos inteiros com o açúcar até que fiquem bem cremosos e triplique de volume. Diminua a velocidade e acrescente o óleo em fio, o chocolate, a farinha de quinoa e o amido de milho. Deixe bater até que fiquem muito bem incorporados. Acrescente a água quente aos poucos e misture até que a massa fique um pouco mais mole. Adicione o fermento em pó e misture delicadamente apenas para incorporar. Transfira a massa para a assadeira previamente preparada e leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 35 a 40 minutos, ou até que ao fazer o teste do palito, o mesmo saia seco. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade. Você pode servir com uma geléia mais fina de morangos (leve ao fogo um pouco de geléia com água até que fique mais suave).

Wrap tabule de quinoa   

Ingredientes
1 xícara (chá) de quinoa-real em grãos  
1 tomate sem pele e sem sementes, cortado em cubinhos   
1 cebola média picada
3 colheres (sopa) de salsinha picada
2 colheres (sopa) de hortelã picada
suco de 1 limão 
2 colheres (sopa) de azeite 
2 xícaras (chá) de água 
sal a gosto
1 Rap10 Light Pullman
2 folhas de alface Americana

Modo de Preparo
Numa panela, coloque a quinoa e a água. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar por 25 minutos até a água secar, com a panela entreaberta. Transfira a quinoa para uma tigela e deixe esfriar. Na tigela com a quinoa, misture todos os outros ingredientes e mexa bem. Leve à geladeira. Um pouco antes de servir, tire o tabule da geladeira e deixe descansar um pouco à temperatura ambiente. Aqueça rapidamente a tortilha em uma frigideira sem óleo. Despeje o recheio sobre a tortilha aquecida, cobrindo-o depois com alface americana. Enrole o wrap e sirva.



Fonte:

2 comentários:

  1. Muito bom o texto!

    Adorei as receitas, usarei na minha dieta.

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso!!! Meu filho possui dificuldade para aceitar feijão e arroz entre outros alimentos, e estamos sempre em busca de alimentos que possam auxilia-lo e promover a substituição de alguns nutriente encontrados enstes alimentos que ele não consome. Esse texto sem dúvida me ajudou muito. Obrigada

    ResponderExcluir