terça-feira, 4 de junho de 2013

Documentário Muito Além do Peso

O documentário nacional dirigido por Estela Renner aborda a obesidade como a maior epidemia infantil da história. O tema é discutido por especialistas do mundo todo intercalando entrevistas com famílias de diferentes classes sociais e crianças de idade entre 4 e 12 anos que possuem diversas doenças associadas a obesidade.



Os principais pontos abordados sobre as causas da doença são as grandes quantidades de açúcar e gordura ingeridas diariamente pelas crianças sem que os pais tenham conhecimento do mal que fazem à saúde, assim como sua falta de autoridade e controle diante de propagandas excessivas voltadas para o público infantil que induzem ao consumo dos alimentos hipercalóricos. São abordadas ainda as consequências da obesidade ou sobrepeso nas vidas sociais das crianças; de que forma se relacionam com outras crianças, se praticam atividades físicas e quais os passatempos preferidos. Muitas delas não têm condicionamento físico para praticar esportes e preferem assistir televisão durante o tempo livre.
A revolução tecnológica após a segunda guerra mundial é citada como fator de influência para essa atual condição de epidemia da obesidade. Foi a partir desse momento que houve grandes mudanças nos hábitos alimentares da população, pois as mulheres começaram a trabalhar e não tinham mais tempo de cuidar dos filhos e de cozinhar para toda a família, acabando por oferecer alimentos industrializados e de fácil preparo para as crianças.
Este documentário serve de alerta para jovens e adultos sobre a saúde das crianças e os problemas futuros que a má alimentação pode causar. O papel dos pais e da escola é ensinar bons hábitos alimentares desde a infância.

Vale a pena assistir, refletir e passar adiante! 

O brasileiro consome cerca de 51 kg de açúcar por ano. São mais de 4 kg por pessoa por mês.

No Brasil, 33,5% das crianças sofrem de sobrepeso ou obesidade




Leia também: 

Fonte:

Um comentário:

  1. Ótima recomendação. Fiquei impressionado com esse documentário esclarecedor. Todo mundo deveria assistir. Parabéns pelo blog, muito informativo.

    ResponderExcluir