São João vem chegando e trazendo muita alegria, festas, muito forró e quadrilha. Mas não é só isso, os festejos juninos são caracterizados principalmente por sua culinária típica que os nordestinos, em especial, não resistem!
Tudo é sempre muito caprichado e com aquele gostinho de vó! São preparações com amendoim e milho principalmente, que levam crianças e adultos à loucura. Porém você já parou para se perguntar o que eles têm a lhe oferecer? Além de saborosos, o milho e o amendoim são alimentos ricos e podem trazer benefícios se consumidos corretamente.
Vejamos, o milho é uma boa fonte de energia por ser composto principalmente por carboidratos, incluindo as fibras do tipo solúvel, importantes para manter as taxas de colesterol nos níveis adequados e eliminar toxinas do organismo. Também é rico em proteínas, saís minerais e vitaminas, como a B1 que favorece o bom funcionamento de sistema nervoso, muscular e cardíaco, além da vitamina E, um importante antioxidante. Um outro ponto positivo para o milho é a ausência de glúten, podendo ser oferecido à doentes celíacos. A melhor maneira de ingerir o milho é na forma cozida à vapor, reduzindo o sal no cozimento e evitando a adição de manteiga na hora de consumir. Um espiga tem entre 90 e 130 kcal.
Já o amendoim, uma leguminosa parente do feijão e da soja, é consumida por 75% dos brasileiros. Apesar de ser tão adorado, muitas pessoas desconhecem as suas qualidades nutricionais. Este alimento é rico em fibras que demoram para serem digeridas prolongando a sensação de saciedade, também é fonte de ácidos graxos ômega-3, magnésio e vitaminas do complexo B. Outro composto importante para a saúde encontrado no amendoim é o resveratrol, um antioxidante que age prevenindo a aterosclerose, doença causada pela formação de placas enrijecidas nas paredes das artérias, causando o entupimento destas.

Porém deve-se tomar cuidado com o consumo deste produto. É comum que nesta leguminosa se desenvolva um fungo chamado Aspergillus Flavus que produz uma toxina chamada alfatoxina. Esta substância quando consumida em excesso (mais de 30mg/kg de alimento), pode causar diversos efeitos maléficos à saúde, como hepatite B, danos no sistema nervoso e câncer. O Imetro realizou uma pesquisa com 43 marcas de amendoim e 32 marcas de paçoca e verificou que 15 das 43 marcas de amendoim continham a toxina e em 40% destas os níveis de aflatoxinas eram maiores que os permitidos pelo Ministério da Saúde. Das 32 marcas de paçoca, 80% foram consideradas não conformes em ralação aos testes realizados. Além disso, o Imetro concluiu que a situação é preocupante já que foram encontrados níveis muito elevados de aflatoxina, variando de 2 a 20 vezes acima do limite máximo.
Então, para evitar excessos, a nutricionista Camila Latorre recomenda a ingestão de 30g diárias, o que equivale a uma xícara pequena. É importante que o amendoim seja cozido com pouco sal.
Uma dica valiosa da nutricionista Lindinalva Santos é a seguinte: "Mesmo durante a festa junina, a recomendação é manter um bom desjejum com pão integral, queijo branco e uma porção de fruta. Não se deve abrir mão do almoço, em que devem ser ingeridas saladas, grãos e carnes magras, para compensar a ingestão dos petiscos juninos. Se o indivíduo substitui as refeições por petiscos juninos diariamente, com certeza ganhará peso de forma desnecessária. É importante curtir as festas, utilizando a culinária típica com moderação."
Ainda é válido lembrar que o milho e o amendoim podem ser benéficos à saúde, porém os quitutes derivados destes alimentos são geralmente mais calóricos por conta da adição de açúcares e devem ser consumidos com cautela. Portanto, aproveite os festejos juninos com moderação e atenção com a saúde!
Abaixo uma receita de Canjica Light.
Canjica Light
Ingredientes
250 g de milho para canjica
3/4 xícara (chá) de leite em pó desnatado
2 xícaras (chá) de leite desnatado
1/2 xícara (chá) de adoçante granular
1/2 vidro de leite de coco light
2 canelas em pau
2 cravos-da-índia
1/2 colher (sopa) de margarina light
Modo de Preparo
1. Numa tigela, coloque os grãos da canjica e cubra com bastante água. Deixe de molho por no mínimo 12 horas.
2. Escorra a água da canjica e transfira para uma panela de pressão. Cubra com bastante água, feche a panela e leve ao fogo alto para cozinhar.
3. Quando a panela começar a apitar, abaixe o fogo e conte cerca de 30 minutos.
4. Depois, desligue o fogo e deixe a panela esfriar até que saia toda a pressão. Com cuidado, abra a panela e verifique se a canjica está macia.Se estiver, retire-a da panela e escorra a água.
5. Numa outra panela, junte o leite desnatado, o leite em pó, o adoçante, o leite de coco, a canela e o cravo-da-índia e misture bem. Acrescente os grãos de canjica cozidos e mexa. Em seguida, adicione a margarina e leve a panela ao fogo médio por cerca de 10 minutos, mexendo sempre.
6. Retire do fogo e transfira a canjica para uma tigela. Sirva quente ou fria. Se preferir servir gelada, leve a canjica à geladeira por cerca de 2 horas.
Rendimento: 4 porções
Calorias: 72 kcal/porção
Viva São João!
Fontes:
http://www.crn5.org.br/compos.php?m=site.item&item=777&idioma=br
http://www.candeeiro.net/log/2008/05/20/sao-joao-comidas-e-festas-juninas/
http://www.i-legumes.com/milho-beneficios.html
http://panelinha.ig.com.br/site/receita/receita.php?id=1507
http://www.cantinhovegetariano.com.br/2007/05/amendoim.html
http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/amendoim.asp
http://saude.abril.com.br/edicoes/0347/nutricao/beneficios-amendoim-677138.shtml?pag=1
Nenhum comentário:
Postar um comentário