terça-feira, 19 de junho de 2012

O grão do mediterrâneo

   Boa fonte de ferro, carboidratos e proteínas, é conhecido como "o grão da felicidade" por conter triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, neurotransmissor importante nos processos de sono e humor. 


   O grão-de-bico, originário do Médio Oriente próximo à bacia do Mediterrâneo, não é tão comum nas panelas brasileiras. Isto se deve principalmente ao seu preço, que chega a ser cinco vezes maior que o de outras leguminosas, como o feijão.              
   Porém o investimento é compensatório! O grão tem ótimas qualidades nutritivas, por exemplo: o ferro presente tem alto valor biológico, ou seja, é muito bem aproveitado pelo organismo; suas proteínas tem qualidade muito maior, quanto comparada a de seus congêneres, e são totalmente digeridas. O grão ainda é uma boa fonte de fitoestrógenos que são utilizados em reposição hormonal na menopausa. "Essas substâncias, também chamadas de hormônios vegetais, têm se mostrado capazes de prevenir a osteoporose e problemas cardiovasculares, embora não tanto quanto aquelas extraídas da soja", diz Maria Esther Fonseca, pesquisadora da Embrapa. Porém é preciso atenção, o grão de bico é fonte de carboidratos, assim como todas as leguminosas e contém 71kcal a cada colher de sopa rasa.
   O grão-de-bico é muito versátil na cozinha, podendo ser utilizado em sopas, purês, ensopados e saladas. No Puchero, versão espanhola do cozido, o grão é acompanhado de carnes, legumes e embutidos. É também ingrediente principal no Falafel, bolinho de grão-de-bico, muito popular no Oriente Médio. Outra receita que leva o grão é o Homus, uma pasta saborosa que pode ser servida com pão sírio, por exemplo.



   Para preparar o grão, a dica da Chef Janaina Reuda, do Bar Dona Onça, é a seguinte: deixar de molho por 12 horas e depois levá-lo à pressão por mais 25 minutos. Isso faz com que o caldo não fique ralo, pois quanto mais hidratado estiver o grão, mais ele liberará o amido para o líquido. Outra boa dica é comprar os grãos mais claros, pois cozinharão mais rapidamente. Além disso, é importante trocar a água do remolho, pondo uma água nova para a cocção.
   Com tantas receitas deliciosas, será difícil se contentar com a quantidade recomendada. A nutricionista Bianca Guiliano da consultoria HealthChoice, sugere duas colheres de sopa, três vezes por semana para obter os benefícios do alimento. 
   A seguir, uma receita simples e saborosa com o grão-de-bico: o Homus.


Receita de Homus
Rendimento: 6 porções


Ingredientes


4 colheres (sopa) de tahine
600 gramas de grão-de-bico
Alho a gosto
1 xícara (chá) de água
Suco de 1 limão
Azeite a gosto
Sal a gosto
Hortelã para decorar
Modo de preparo

Deixe o grão-de-bico de molho durante a noite. No dia seguinte, cozinhe-o em uma panela de pressão até ficar macio (cerca de 30 minutos). Espere esfriar e coloque-o no liquidificador, com o alho, o tahine, o limão, a água e o sal. Bata até formar uma pasta homogênea. Coloque em uma vasilha, regue com azeite e decore com folhas de hortelã. Dica: sirva com pão sírio. Fica muito bom acompanhando uma salada verde.


Fontes:
http://basilico.uol.com.br//receitas.php?id=25
http://basilico.uol.com.br/4194-artigos-GRAO-DE-BICO
http://www.explicatorium.com/quimica/Aminoacido_Triptofano.php
http://www.i-legumes.com/grao-bico-historia.html
http://saude.abril.com.br/edicoes/0285/nutricao/conteudo_232202.shtml


Um comentário:

  1. Muito interessante a proposta da EJ de vocês. Gostei muito dos posts e do blog como um todo. Muito sucesso =)

    ResponderExcluir