quarta-feira, 11 de julho de 2012

E vamos "Mangiare"!

  
   Nesta terça, 10 de Julho, o dia foi inteiro dedicado à Pizza! Em São Paulo se comemora o Dia da Pizza desde 1985, lá existe uma grande tradição em torno dela. Na capital paulista, é comum que tudo, termine em pizza. São mais de 5 mil pizzarias espalhadas pela cidade e os serviços de Delivery são muito requisitados, estima-se que, em média, uma pizzaria entregue por mês mais de 1.600 pizzas.  O Estado de São Paulo consome sozinho, mais da metade da produção nacional e isto tem a influencia da grande colônia italiana lá presente.



   E é impossível negar a relação de amor que a cidade tem com este prato, são muitos os restaurantes que ostentam com orgulho o certificado da Associazione Verace Pizza Napoletana (AVPN), que garante a qualidade de uma verdadeira pizza Napolitana, aquela que leva menos recheio e tem massa menos crocante que deve ser saboreada com as mãos e dobrada ao meio.


   
   Porém as casa paulistanas também criaram seu próprio estilo e hoje as pizzas mais requisitadas são as com pouco recheio e uma massa fina e crocante. 
             
A pizza não tem origem italiana, mas foi lá que foram introduzidos o tomate e o queijo fazendo com que a preparação se difundisse mundo afora! E ela agradou a todos. É um alimento muito democrático, tendo versões para todos os gostos e bolsos!
   Porém é preciso prestar atenção! A tentação de um rodízio pode tornar um fim de semana trágico! Uma única fatia de pizza sabor Quatro Queijos tem aproximadamente 382 calorias, já a de Frango com Catupiry tem em torno de 354 calorias
   Mas não é preciso se abster desta delícia para não sair da dieta! Não faltam receitas alternativas para quem está tentando se entender com a balança, para quem tem intolerância a glúten e até para os vegetarianos! Basta saber escolher o sabor que mais se adeque às sua necessidades. Uma boa dica é a seguinte: nunca vá para o rodízio de barriga vazia. É interessante comer um prato de salada crua antes! A salada é rica em fibras que deixam uma sensação de saciedade por mais tempo, além de ajudarem a reduzir a absorção do excesso de gordura que virá.

Veja a seguir algumas receitas práticas para todos os gostos.

1.  Para os menos habilidosos, esta é uma receita prática. A massa pode ser congelada pré-assada e o recheio pode variar de acordo com a criatividade!

Pizza prática de Calabresa e Queijo


pizza de calabresa e queijo


Ingredientes

.2 xícaras (chá) de leite
.1/4 de xícara (chá) de óleo
.3 ovos
.3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
.sal a gosto
.2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
.1 colher (sopa) de fermento em pó
Recheio: 
.1 xícara (chá) de molho de tomate
.200g de linguiça calabresa defumada
.300g de queijo mussarela ralado grosso
.orégano e azeite a gosto

Modo de preparo 

No liquidificador bata o leite, o óleo, os ovos, o queijo, o sal, a farinha de trigo e o fermento. Abra a massa - que fica numa consistência mole - em duas fôrmas próprias para pizza, untadas e enfarinhadas. No forno preaquecido a 200ºC, pré asse as massas por 10 minutos. Em seguida, cubra os discos de massa com o molho de tomate, as rodelas de linguiça, a mussarela ralada, orégano e azeite. Volte ao forno, até o queijo derreter.

2.  Ainda de preparo fácil, esta outra receita agrada àqueles que se preocupam um pouco mais com a saúde e ainda pode ser consumida por aqueles que tem Doença Celíaca, ou seja, tem intolerância ao Glúten.


Pizza de calabresa e escarola com massa de batata

Pizza de calabresa e escarola com massa de batata

Ingredientes:

. 600 g de batatas
. 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
. Pimenta do reino moída a gosto
. Salsa picada a gosto
. 1 colher (sopa) de óleo
. 200 g de linguiça calabresa defumada cortada em rodelas
. ½ xícara (chá) de Catupiry®
. ½ maço de escarola lavado e cortado em tiras finas
. 1 xícara (chá) de mussarela
. Sal a gosto

Modo de preparo:

Rale as batatas, na parte grossa, e esprema com as mãos, para retirar o excesso de água. Em uma tigela, misture a batata, o queijo, a pimenta, a salsa e o sal, se necessário. Molde a mistura no fundo de uma fôrma de 22 cm de diâmetro com fundo removível. Asse no forno preaquecido a 200°C durante 25 minutos. Reserve. Em uma frigideira, aqueça o óleo e frite a linguiça. Coloque--as sobre papel-toalha, para retirar o excesso de gordura. Sobre a massa, espalhe o Catupiry, distribua as rodelas de linguiça, por cima, coloque a escarola e polvilhe a mussarela ralada. Leve ao forno até a escarola murchar e a mussarela derreter.

3.  Sinal verde para os vegetarianos e veganos! Uma receita deliciosa sem nenhum ingrediente de origem animal.


Pizza de tofu, rúcula e tomate seco


Pizza de tofu, rúcula e tomate seco


Ingredientes

Massa
. 1 1/2 kg farinha de trigo
. 250 g farelo de trigo
. 3 xíc. de açúcar mascavo
. 2 col. de chá de sal
. 80 g de fermento de pão
. 100 ml de óleo
. 700 ml de água morna
. 200 ml de molho de tomate
Tofupiry
. 1 tofu de 1 kg
. 4 limões
. 2 col. (sopa) de polvilho azedo
. 1/2 xíc. de azeite
. sal a gosto
Recheio
200 g de tomate seco
12 folhas de rúcula para decorar

Modo de fazer

Em uma tigela grande, misture todos os ingredientes secos. Acrescente os ingredientes líquidos aos poucos, sove bem até obter uma textura macia e elástica. Deixe a massa descansar por 20 minutos. Em uma bancada, espalhe a farinha de trigo e abra a massa com rolo, salpicando com farinha para facilitar o processo. Unte as formas de pizza e modele a massa aberta com a própria forma. Passe uma colher de sopa de molho de tomate sobre o disco e leve ao forno por 5 minutos ou até dar uma leve dourada.
Recheio

Misture os ingredientes, cozinhe por 10 minutos em fogo baixo e bata no liquidificador.

Montagem da pizza

Passe uma camada de tofupiry na massa, adicione o tomate seco e leve ao forno para assar. Decore com folhas de rúcula fresca. 


4.  E para queles que não resistem a uma pizza doce, esta receita vai agradar com certeza! Pronta em aproximadamente 15 minutos, pode ser uma deliciosa opção de sobremesa. Mas só para os finais de semana!! 

Mini pizza doce


minipizza



Ingredientes:

.150 g de chocolate meio amargo
.1/2 lata de creme de leite
.3 colheres (sopa) de Nutella®
.6 discos de minipizza comprados prontos
.18 morangos cortados em quatro
.bolinhas de chocolate ao leite e branco a gosto para decorar

Modo de preparo:

Derreta o chocolate em banho-maria. Acrescente o creme de leite, a Nutella® e misture bem. Asse as minipizzas até dourarem.  Deixe amornar. Espalhe o creme de chocolate e Nutella® sobre os discos de minipizza e distribua os morangos por cima. Decore com as bolinhas de chocolate. Sirva em seguida. 
Dica:
Você pode servir as minipizzas com sorvete.


Agora basta escolher sua preferia, e aproveitar as dicas Cheiro Verde para se deliciar com cautela!

Fontes:

http://noticias.r7.com/economia/noticias/sao-paulo-consome-mais-da-metade-das-pizzas-produzidas-no-brasil-20100710.html
http://boaforma.uol.com.br/tabela-calorias/pizzas.htm
http://mdemulher.abril.com.br/culinaria/receitas/receita-de-pizza-pratica-calabresa-queijo-544103.shtml
http://mdemulher.abril.com.br/culinaria/receitas/receita-de-pizza-calabresa-escarola-massa-batata-616802.shtml
http://mdemulher.abril.com.br/culinaria/receitas/receita-de-pizza-tofu-rucula-tomate-seco-508244.shtml
http://mdemulher.abril.com.br/culinaria/receitas/minipizza-doce-485675.shtml
http://basilico.uol.com.br//conteudo.php?id=4307

Nenhum comentário:

Postar um comentário