quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Comer carne ou não? Eis a questão!

Por Noemi Rocha

Vivemos numa era em que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde e a alimentação. Com o avanço da ciência, foi possível descobrir que diversos componentes presentes na dieta diária estão associados a doenças como câncer, hipertensão, obesidade, diabetes e gastrite. Por isso, há uma busca cada vez maior por uma alimentação que seja saborosa e atenda às necessidades do organismo. Visando atingir esse objetivo, muitos aderem ao vegetarianismo ou ovolactovegetarianismo.


Esse tipo de dieta não é algo novo na história humana. A História mostra que a prática do vegetarianismo teve princípio nas civilizações antigas da índia e da Grécia. Além disso, a Bíblia fala que antes do Dilúvio, não era permitido ao homem comer carne. Com o passar do tempo, muitas pessoas aderiram a esse tipo de dieta não só por uma questão religiosa e filosófica, mas também pensando na defesa dos direitos dos animais. Uma pessoa vegetariana se alimenta principalmente de produtos de origem vegetal e não consome nenhum tipo de carne (boi, peixe, frutos do mar ou ave), no entanto, se ela consumir produtos de origem animal como leite e derivados e ovos, ela se torna ovolactovegetariana.

De acordo com o Guia Alimentar Para a População Brasileira, um indivíduo deve consumir 3 porções de frutas, 3 porções de legumes e verduras e 1 uma porção de leguminosas (como feijão e lentilha) por dia. Entretanto, o guia também recomenda o consumo de pelo menos uma porção de carne por dia. A partir disso, surge uma controvérsia: como aderir a uma dieta vegetariana ou ovolactovegetariana sem interferir na quantidade necessária de proteínas que deve ser absorvida pelo organismo?

Muitos acreditam que por ser uma dieta restritiva, o vegetarianismo com certeza traz malefícios. Se um indivíduo que para de comer carne não compensar a quantidade de proteínas e calorias na sua alimentação, é muito provável que ele desenvolva desnutrição e/ou anemia. O que fazer então, se você decidir parar de ingerir carne? Se a dieta vegetariana estiver devidamente balanceada e, acima de tudo, com a consultoria de um nutricionista, é provável que você tenha vantagens como a diminuição do índice de colesterol, menor propensão ao “intestino preguiçoso” e diabetes, dentre outros. 

Para quem quer ter uma ideia, destacamos duas receitas vegetarianas práticas e rápidas:

Hambúrgueres de Feijão e Aveia

Ingredientes:
1 xícara de chá de feijão previamente cozido (carioquinha ou preto);
1 xícara de chá de aveia em flocos finos;
Azeite a gosto;
1 colher de sopa de cebola picada;
2 dentes de alho;
Cheiro verde e sal a gosto;
Sumo de um limão;

Modo de preparo:
À parte, refogue em azeite a cebola e os dois dentes de alho muito bem picados.  Em seguida, adicione o refogado ao feijão e à aveia juntamente com o sumo de um limão, sal, e o tempero verde. Amasse tudo muito bem com as mãos e, assim que atingir uma pasta relativamente uniforme, comece a formar os hamburguers. Leve ao forno e deixe assar até dourar. Rendimento: 4 porções. Sirva com salada crua a vontade.

Bolo de Chocolate Vegetariano

Ingredientes:
1 xícara de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de açúcar mascavo;
1/3 de xícara de cacau em pó;
1 colher de chá de fermento químico;
1/2 colher de chá de sal;
1 xícara de chá de água morna;
1/3 de xícara de chá de óleo vegetal;
1 colher de chá de vinagre branco.
Modo de preparo:
Pré aqueça o forno (180°C). Num recipiente refratário, misture todos os ingredientes secos. Em seguida, adicione a água, o óleo e o vinagre. Misture com uma espátula até formar uma massa homogênea. Leve ao forno durante aproximadamente 30 minutos. Retire e deixe esfriar antes de colocar a cobertura.

Cobertura:
1/2 xícara de chá de açúcar mascavo;
4 colheres de sopa de margarina;
2 colheres de sopa de leite de soja;
2 colheres de sopa de cacau em pó;
1 colher de chá de extrato de baunilha.
Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes numa panela pequena, leve ao fogo e misture aproximadamente por 5 minutos. Cubra o bolo.


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário