quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Gordura trans

Por Tafnes Passos

Atualmente, nas embalagens dos alimentos industrializados, é comum ver especificado nos rótulos a frase “0% de gordura Trans.” Mas o que de fato é a gordura trans? E qual o motivo de tal cuidado por parte das empresas em deixar claro a ausência desse tipo de gordura em seus alimentos? Bem, de fato, essas empresas receberam um alerta da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e do Ministério da Saúde para indicar em seus alimentos a porcentagem de gordura trans, devido a estudos científicos comprovarem que essa gordura é extremamente prejudicial à saúde. Além de aumentar os níveis de colesterol ruim, o LDL, também diminui a taxa de colesterol bom, o HDL, e isso significa elevar o risco de doenças cardiovasculares, obesidade e diabetes tipo II.

Em geral, as gorduras vegetais, como o azeite e os óleos, são boas para a saúde. Porém, quando passam pelo processo de hidrogenação ou são esquentadas, as moléculas dessa gordura são quebradas e a cadeia se rearranja. Essa nova gordura é que vai fazer todo o estrago nas artérias. Esse processo de hidrogenação serve para deixar a gordura mais sólida e também aumentar a vida de prateleira de alguns produtos. É ela que vai fazer com que os alimentos fiquem mais saborosos, crocantes e tenham maior durabilidade. A maior preocupação deve ser com os alimentos com alto teor de açúcar e gordura, como sorvetes, batatas-fritas, salgadinhos, bolos, biscoitos, margarinas entre outros.

Fonte: Nutricionário

A gordura trans não é sintetizada pelo organismo e, por isso, não deveria ser consumida nunca. Mas, como isso é quase impossível, o Ministério da Saúde determinou que é aceitável consumir até 2g da gordura trans por dia, o que equivale a quatro biscoitos recheados. Mesmo tendo isso em mente, um dos grandes problemas para o consumidor é conseguir perceber com clareza quanta gordura trans existe em cada alimento. A partir disso, é possível fazer escolhas mais saudáveis, dando preferência àqueles que tenham menor teor dessas gorduras, ou que não as contenham.

A seguir, confiram uma deliciosa receita livre de gordura trans, afinal, é possível comer bem e de forma saudável!


 Massa para tortas doces 

Ingredientes: 
1 xícara (chá) de farinha de trigo integral 
1 xícara (chá) de aveia em flocos finos 
3 colheres (sopa) de açúcar 
1 ovo 
3 colheres (sopa) de óleo 
1 colher (sopa) de fermento em pó 

Modo de Fazer: 
Bata o ovo por um minuto. Acrescente os demais ingredientes e mexa com as mãos até formar uma massa homogênea. Deixe descansar por uma hora na geladeira. Forre uma forma de aro removível e faça furinhos com um garfo na massa. Leve para assar no forno a 180º por aproximadamente 20 minutos. 


Sugestão para o Recheio 
Ingredientes: 
750g de ricota peneirada 
4 ovos 
1 lata de creme de leite (sem soro) 
300g de açúcar 
1 colher rasa (café) de sal 
1 colher (chá) de baunilha 
geleia de amora 

Modo de Fazer: 
Misture bem todos os ingredientes e coloque sobre a massa ainda crua. Leve ao forno por aproximadamente uma hora a 180º. Deixe esfriar. Para finalizar, espalhe por cima da massa já assada a geleia de amora e decore com folhas de hortelã e amora em fruta. Sirva fria. 


Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário