sexta-feira, 1 de maio de 2015

Slow food X Fast food


Por Allana Franklim

Quem nunca comeu um fast food ? Ou quem nunca se sentiu tentado ao chegar na praça de alimentação de um shopping e observar toda aquela variedade ? Pois é. Torna-se impossível não perceber o quanto esses alimentos tomaram e tomam conta da nossa dieta. Não ter tempo de almoçar na faculdade é algo constante na vida de um estudante, uma aula atrás da outra faz com que tenhamos que recorrer a estas “comidas rápidas”.
 Os fast foods surgiram em 1950 nos Estados Unidos devido à vida acelerada que as pessoas começaram a levar e desde então ganhou o mundo, fazendo das pizzas, batatas fritas, hambúrguer, parte da nossa alimentação.  E o que todo mundo sabe é que esses alimentos não são saudáveis e sua ingestão recorrente faz com que haja o aumento do colesterol, triglicerídeos podendo levar a doenças no coração e a obesidade. Portanto, “De quem é a culpa?” título de uma reportagem publicada no site da  Scientific American Brasil  no qual um dos fatores causadores da obesidade é o marketing de alimentos não saudáveis e refeições do tipo fast food com alto índice de gorduras.



Em oposição a essa vida agitada e sem tempo para as refeições, foi criado o Slow food, que significa comida lenta. É uma organização governamental criada em 1989 em prol de incentivar a importância de comer bem e devagar. Eles possuem como objetivo manter em sua culinária os grãos, vegetais e frutas baseados na agricultura orgânica.  



Slow Food X Fast Food

1- Dê preferência a alimentos orgânicos,                       1- Alto teor de gorduras saturadas,
mais saborosos e mais saudáveis, pois não                   aumentando o nível de colesterol.
utilizam agrotóxicos na sua produção. 

2- Se alimentar de forma lenta                                       2- Muito calórico e pouco nutritivo

3-  Apreciar uma comida de boa qualidade                    3- Deficiente em fibras


                      http://www.slowfoodbrasil.com/







Nenhum comentário:

Postar um comentário