domingo, 17 de maio de 2015

Alimentos Funcionais – Poderosos Aliados na Prevenção de Doenças


Por Laiane Paula 

O efeito benéfico dos alimentos vem sendo estudado há muitos anos, no entanto, nas últimas décadas intensificaram as discussões a respeito dos alimentos funcionais. Mas afinal, o que são? Para que servem? 
                                                 

Os alimentos funcionais são alimentos que além de apresentar valor nutritivo, são compostos que tem potencial benéfico na prevenção de doenças crônicas degenerativas, como câncer, diabetes, entre outras. São divididos de acordo com o composto presente em cada alimento, como por exemplo, o licopeno presente no tomate que atua como antioxidante e auxilia na redução do colesterol.  O termo nutracêutico diz respeito a um alimento ou ingrediente alimentar que proporciona benefícios médicos e/ou de saúde, incluindo prevenção e tratamento de doenças (Sanders, 1998).
Para um alimento ser considerado como funcional, deve atender as alegações propostas pela Anvisa com base em evidências científicas.  As alegações aprovadas relacionam a propriedade funcional e ou de saúde de um nutriente ou não nutriente do alimento, conforme o item 3.3 da Resolução nº 18/1999. No entanto, a comprovação da eficácia da alegação deve ser realizada caso a caso, considerando a formulação e as características do alimento”
                                              

Atualmente, encontramos alimentos funcionais industrializados ou modificados, que sofrem alterações que acrescentam vantagens ao consumo dos mesmos. São exemplos, os iogurtes com probióticos, o ovo enriquecido com ômega 3 , entre outros. É importante salientar que para exercer seu efeito benéfico, os alimentos funcionais devem ser consumidos regularmente e de forma equilibrada. Recomenda-se a ingestão de vegetais, frutas, cereais integrais na alimentação regular, pois grande parte dos componentes ativos estudados se encontra nesses alimentos. Outra dica é substituir em parte o consumo de carne de vaca, embutidos e outros produtos à base de carne vermelha por peixes ricos em ômega 3.
O site da Anvisa apresenta uma tabela com todos os grupos de alimentos, seus compostos e funções: 





























































Agora que você está por dentro dos efeitos dos alimentos funcionais, vamos ver uma receita?



Bolo de Cacau Funcional:
















Ingredientes:
– 2 ovos
– 1/2 xíc de farinha de arroz
– 1/2 xíc de polvilho doce
– 1/2 xíc de farinha de coco
– 1/4 xíc de açúcar de coco/demerara
– 1 cs de cacau
– 1 cs de alfarroba
– 70ml de leite de amêndoas.
– Coco ralado a gosto – opcional
– Canela a gosto – opcional

-Gotas de alfarroba ou pedaços de chocolate 85% cacau sem lactose
– Óleo de coco – para untar

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes – exceto as claras, bata elas em neve e adicione delicadamente por último. Após despeje em uma forma untada com óleo de coco e farinha de coco. Distribua cacau, coco ralado e gotas de alfarroba pela massa e asse no forno pré-aquecido por 30 minutos, faça o teste do palitinho.
Cobertura – opcional, fica de sua preferência:
1 colher de sopa de creme de avelã ou alfarroba
2 colheres de sopa de leite vegetal
– Em fogo baixo amoleça o creme de avelã com o leite vegetal. Quando estiver em ponto cremoso, desligue e despeje sobre o bolo.

Agora é só por a mão na massa e aproveitar essa delícia.


Fontes:


Nenhum comentário:

Postar um comentário