terça-feira, 9 de junho de 2015

Se alimente bem economizando mais

Por: Monique Taylane


Quem nunca pensou em mudar a rotina e os hábitos alimentares  ao ver numerosas notícias falando sobre o alto índice de doenças crônicas no Brasil ? Ou até mesmo, ver aquela amiga que emagreceu rápido apenas fazendo reeducação alimentar  e pensou em fazer o mesmo? De fato, estudos vem mostrando que as pessoas passaram a se preocupar mais com sua própria saúde, sendo suas primeiras mudanças; a prática de atividade física, e a dieta. Embora tal conscientização seja de suma importância para dar um ponta pé para o inicial de um vida mais saudável, isso não é suficiente, e dar procedência a essa transformação, não é fácil! Inúmeros são os fatores que nos fazem desistir, dentre eles destaca-se a economia.
     A preferência por alimentos industrias deve-se ao processo de globalização que gera a falta de tempo, necessidade de  praticidade, facilidade de conservação,  e muito além desses citados , o preço. Por este principal fator, tem-se pensado em alternativas para que se possa compensar a preferência por alimentos mais saudáveis como frutas, folhosos, raízes e verduras enfim, vegetais. O aproveitamento integral dos alimentos vem sendo um caminho para quem quer economizar no bolso e ainda manter uma alimentação equilibrada, pode-se elaborar diversas receitas, feitas com cascas de frutas, talos de folhas e até mesmo as polpas inutilizadas como a pectina da melancia (parte branca entre a casca verde e a polpa vermelha) que sempre vai para o lixo.
    Por diversas vezes essas partes foram para o lixo porque eram vistas como inúteis, com estudos mais aprofundados sobre os alimentos passaram a ser visto com outros olhos por conta da economia, mas hoje se sabe que além da economia essas partes  geralmente são fontes de fibras e vitaminas que as vezes estão em maior quantidade que a própria polpa. Assim, tem-se intensificado os estudos sobre o tema na ciência da nutrição e da gastronomia, pois seus resultados podem ser utilizados tanto para grandes escalas: indústrias, creches, escolas, quanto para uso domiciliar. Atualmente há uma série de artigos que explica,os benefícios do aproveitamento integral dos alimentos, e diversos sites que dão dicas gastronômicas e receitas que podem ser facilmente elaboradas no dia-a-dia. Há também uma ONG que preocupada com os temas socioeconômicos que norteiam a saúde do cidadão, elaborou um site exclusivo de receitas a partir do aproveitamento integral:http://www.bancodealimentos.org.br/alimentacaosustentavel/receitas-aia/. Além disso, instituições de ensino como o SENAC, tem ofertado Educação Nutricional em forma curso de aproveitamento integral dos alimentos.  Já pensou em fazer geléia de casca de frutas? Bife com casca de banana? Beijinho com casca de abacaxi? São receitas surpreendentes que nunca mais fará você olhar para um alimento com os mesmos olhos, além de gostosas são funcionais.
 A casca das frutas cítricas  por exemplo,  é a parte mais antioxidante das frutas, graças ao seu teor de flavonóides, que ajuda na prevenção e tratamento do câncer naturalmente, principalmente os de pele e de mama, e ainda minimiza o risco de sofrer com as doenças cardiovasculares. Além de tudo, tem um maior teor de vitamina C e oferece benefícios diuréticos, depurativos, digestivos e relaxantes. Dá para se alimentar bem e gastar pouco! E para fechar o texto com chave de ouro segue abaixo uma receita deliciosa a partir de cascas de melancia.


SALPICÃO DE CASCA DE MELANCIA








Ingredientes
5 xícaras (chá) de cascas de melancia ralada

Sal a gosto
300g de peito de frango desfiado
1 e ½ xícara (chá) de salsão picado
¼ xícara (chá) de cebola picada
2 colheres (sopa) de salsa picada
Suco de 1 limão
½ xícara (chá) de iogurte natural
Modo de Preparo
Ferva as cascas em água e sal até ficarem macias. Reserve. Depois de frio, misture com os demais ingredientes. Leve à geladeira por 1 hora e sirva.
Referências:


Nenhum comentário:

Postar um comentário