terça-feira, 24 de novembro de 2015

Substituição do sal por ervas


 
Por: Vandeane Silva

O sal é de tamanha importância que sua historia pode ser contada através dos registros do surgimento das civilizações. Na antiguidade por ser escasso e precioso, o sal já foi vendido a peso de ouro. Em 4000 a.C. os egípcios já utilizavam o sal para conservar os alimentos. Os gregos e romanos utilizavam o sal como moeda de troca, A palavra salário vem do grego “Salarium” que deriva do sal, uma vez que em sal se pagava uma parte do ganho dos soldados romanos. Até o século XVIII, O saleiro definia o local onde cada comensal se sentaria durante o banquete. À cabeceira, acima do sal, sentavam-se o anfitrião e os convidados mais ilustres. Os menos nobres ficavam abaixo do sal, mais distantes do anfitrião.

                         



O Cloreto de sódio (sal de cozinha) é importante para várias funções fisiológicas do organismo, principalmente regular a quantidade de líquidos que ficam dentro e fora das nossas células. Porém, apesar de ser fundamental, adicionar sal à dieta não é necessário, pois a quantidade que nosso organismo precisa é encontrada nos alimentos in natura. Alimentos proteicos contêm mais sódio do que os vegetais e grãos, já as frutas e hortaliças são pobres em sódio. E de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o consumo de sal deve ser de no máximo 5g/dia, o que equivale a uma colher de chá. E de acordo com as VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão, a recomendação para o consumo de sal é de também 5g por dia sendo 3g de sal adicionado e 2g do sal dos alimentos in natura. Porem a média do consumo de sal no Brasil é o dobro do recomendado entre 10 a 12g/dia. O que se tornou um problema de saúde publica já que o consumo exagerado de sal provoca alterações na quantidade de líquidos que ficam dentro e fora de nossas células, o que levando o organismo a reter mais água, prejudicando a flexibilidade das artérias fazendo com que o sangue circule com pressão elevada, causando lesões na fina camada que recobre os vasos, o que leva ao endurecimento e entupimento dos mesmos. Podendo sobrecarregar o coração e os rins, originando hipertensão arterial, que atualmente atinge 22,3% da população brasileira, e hoje é a principal causa de morte no mundo, pois favorece a uma série de outras doenças.
O sal não é o vilão da alimentação, mas reduzir a quantidade é uma boa ideia, e para isso, é preciso encontrar alternativas para temperar os pratos.  Alem de consumir o mínimo possível de alimentos industrializados que são ricos em sódio. A melhor forma de diminuir o consumo de sal é substituí-lo por ervas, especiarias e condimentos que além de saudáveis irão dar aromas e sabores deliciosos as nossas comidinhas deixando-as tão saborosas quanto o sal.


Azeite aromatizado

Utilize pimenta dedo de moça, dente de alho, alecrim, manjericão ou outras ervas de sua preferência dentro do azeite de oliva extra virgem para dar sabores e aromas diferentes para você temperar salada, refogar a comida ou comer com pão e torradinha.

Marinada
Use vinho, suco de laranja ou suco de limão, acrescente cebola, alho, alecrim, coentro, sálvia, tomilho, louro ou outros temperos. Coloque a carne de sua preferência dentro dessa marinada e coloque a na geladeira de repouso, o tempero deixa a carne saudável e saborosa.

Caldo de legumes
Ao invés de utilizar cubinhos de caldos industrializados que são ricos em sódio, você pode fazê-los em sua casa seu próprio caldo cozinhando alho, alho-poró, louro, orégano, aipo e cenoura com água. Coe e congele e forminhas de gelo. Pode ser feito também de outros sabores, acrescente aves e você terá caldo de aves.

Mix de ervas
Usando um moedor, prepare várias ervas aromáticas desidratadas e condimentos (orégano, manjericão, alecrim, semente de mostarda, cominho e pimenta do reino ou outras de sua preferência) para obter uma mistura fina que pode ser colocada no saleiro e utilizada à vontade na preparação a finalização de pratos em substituição do sal.

Para encerrar em grande estilo não poderia faltar uma receita, né? Hora de colocar a mão na massa! 

FETTUCCINE AO MOLHO PESTO




Ingredientes:


             Molho:

  2 dentes de alho pequeno
  1 maço de folhas de manjericão
  Pimenta-do-reino a gosto
  1 xícara (chá) de azeite
  1 colher (sopa) de óleo de gergelim tostado
  2 colheres (sopa) de água
  100 g de queijo parmesão ralado
   50 g de castanha de caju ou nozes
            
               Massa:
   500 g de Fettuccine
   Suco de ½ limão siciliano
   1 fio de azeite aromatizado
Modo de preparo:

Molho
Num liquidificador coloque 2 dentes de alho pequeno, 1 maço de folhas de manjericão, sal e pimenta-do-reino a gosto, 1 xícara (chá) de azeite, 1 colher (sopa) de óleo de gergelim tostado, 2 colheres (sopa) de água, 100 g de queijo parmesão ralado, 50 g de castanha de caju ou nozes e bata até formar uma pasta. Desligue o liquidificador e reserve.
Massa
Coloque numa panela com bastante água fervente 500 g de fettuccine e cozinhe por 8 minutos. Retire      do fogo e escorra. Transfira o fettuccine (já cozido) para um refratário, adicione suco de ½ limão siciliano, 1 fio de azeite aromatizado e misture.



Referências:
·http://www.salcisne.com.br/conhecimentos-reais.php http://www.anutricionista.com/ervas-e-especiarias-uma-opcao-para-dar-sabor-ao-alimento.html
· http://www.nutricaoempauta.com.br/lista_artigo.php?cod=2041

· http://www.atribunamt.com.br/2014/01/beneficios-e-maleficios-do-sodio/

Nenhum comentário:

Postar um comentário