terça-feira, 17 de novembro de 2015

Glúten ou não? Eis a questão!

Por: Glenda Oliveira.

Estão se tornando cada vez mais populares dietas sem glúten, mas será que elas são mesmo eficientes? 


      O glúten é composto por duas frações proteicas: gliadina e glutenina e está presente em vários cereais principalmente no trigo, aveia, centeio e cevada. Dentre esses cerais, o trigo é um dos mais utilizados e esses ingredientes são bastante usados para fazer vários alimentos, inclusive industrializados, sendo eles: bolachas, bolos, pães, massas, cachorro quente, pizzas, sanduíches.Ou seja, uma grande quantidade de alimentos que não são saudáveis e que se ingeridos em grandes quantidades e com muita frequência podem engordar e/ou trazer problemas de saúde. Tendo isso em vista, ao cortar o glúten, vários alimentos altamente calóricos e não saudáveis são tirados da dieta e dessa forma pode resultar no emagrecimento, porém a culpa não está no glúten e sim nos demais ingredientes que compõem o alimento.
   
     Dessa forma é muito mais saudável e adequado fazer uma dieta balanceada com todas as variedades de alimentos – frutas, verduras, legumes, carnes, massas e cerais integrais – e a prática de atividade física do que cortar o glúten de forma radical, afinal é muito difícil resistir a uma pizza de vez em quando. Além disso, alguns alimentos que contém glúten podem ser usados nas dietas, como pães, massas integrais e aveia.

         Apesar o glúten não ser esse vilão todo, para algumas pessoas ele pode ser bastante prejudicial sim. Uma parte da população possui a doença celíaca que consiste na intolerância ao glúten. Ao comer alimentos que contem o glúten, células intestinais são lesadas levando a má absorção e causando sérios desconfortos. A doença celíaca é diferente de uma reação alérgica, que consiste em uma reação do sistema imunológico que produz anticorpos contra alguma substancia estranha (antígeno – no caso o glúten), que também pode acontecer em algumas pessoas. Nesse caso o glúten deve sim ser evitado, principalmente nos celíacos, pois seu único tratamento é a retirada total do glúten da dieta. Vale ressaltar, que aqueles que fazem a dieta sem glúten sem nenhum diagnóstico da doença, caso tentam fazer os exames podem ter resultado falso negativo, pois a não ingestão do glúten não irá provocar danos às células intestinais que faz parte do exame.

         Portanto, a questão da dieta sem glúten emagrecer o ou não é bastante relativa, pois a culpa não está necessariamente nele, e sim em alguns alimentos que o contém. Uma boa dieta se baseia em uma alimentação equilibrada com alimentos saudáveis aliada a prática regular de atividades físicas para  uma melhor qualidade de vida.

E pra finalizar não poderia faltar uma receitinha pra vocês!

Bolo de laranja sem glúten


Ingredientes:
·         1 caneca cheia de farinha de arroz
·         1/2 caneca cheia de açúcar
·         3 ovos
·         1/2 copo de óleo
·         250 ml de suco de laranja natural
·         1 colher de sopa de fermento

Modo de Preparo:
1.    Untar uma forma média
2.    Pré-aquecer o forno (10 minutos).
3.    Bater a clara em neve, colocar todos os ingredientes e por último colocar o fermento.
4.    Despejar a massa na forma e levar ao forno, em fogo baixo, por cerca de 30 minutos a depende do forno.




Referências:
ROBBINS & COTRAN. Patologia: Bases patológicas das doenças. 8ª Edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.​ 1458 p.
http://www.tudogostoso.com.br/receita/132009-bolo-facil-de-laranja-sem-gluten.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário