segunda-feira, 2 de julho de 2012

Semana Temática: Chocolate

   Depois de Paris, Tokio, Nova York entre outras cidades do mundo, o Salon du Chocolat vem pela primeira vez para a América Latina diretamente para Salvador!
 
   Trata-se do maior evento sobre chocolate do mundo, que acontecerá entre os dias 6 e 8 de Julho no Centro de Convenções da Bahia. E não é a toa que este grande evento vem parar em nossas terras: o Brasil é o 4º país consumidor de chocolate e o 5º produtor de cacau no mundo. O evento reunirá os maiores Chocolatiers do mundo, entre a lista dos palestrantes os mais aguardados são o francês Francois Pralus conhecido internacionalmente pela produção de chocolates que é vendida em lojas espalhadas pelos Estados Unidos, Europa e Japão, e que utiliza como matéria prima o cacau saído das fazendas de Ilhéus! Além de Francois, o francês de uma tradicional família de chocolateiros, Stéphane Bonnat também se rendeu à qualidade do cacau baiano e virá ao Salon expor sua produção e ministrar uma aula demonstrativa sobre suas técnicas.
 Francois Pralus              Stéphane Bonnat

   A programação inclui além de palestras, exposições e aulas demonstrativas, visitas a fazendas produtoras de cacau em Ilhéus e Itacaré. Durante as exposições também ocorrerão atividades interativas, apresentações de moda, música e uma homenagem especial ao centenário de Jorge Amado
   E a Cheiro Verde não vai ficar de fora das honrarias a esse doce tão amado! O chocolate vai figurar no nosso blog durante toda a semana, na abertura da nossa série de semanas temáticas! 


   Como estamos falando sobre a produção e consumo do chocolate, vamos começar uma viagem deliciosa sobre o doce milenar, originário do fruto da Theobroma Cacao.





   Esse é o nome científico do cacaueiro, do grego, alimento dos deuses. O uso do cacau para preparação de alimentos começou a mais de 3 mil anos com os povos pré-colombianos da América Central, eles produziam uma bebida que misturava as sementes torradas do cacau, com água quente ou vinho e temperos como baunilha e pimenta. Cristóvão Colombo foi responsável por levar o cacau para a Europa e por lá a bebida se tornou um sucesso e passou a ser considerada curativa. A partir daí o chocolate foi ganhando novas composições, foram criadas receitas com leite, o consumo se tornou mais popular e o cultivo passou a ser incentivado. No Brasil, o cacau era originalmente encontrado no Amazonas e no Pará e apenas no final do século XVIII foi trazido para a Bahia, onde foi largamente cultivado trazendo poder e riqueza para muitos cacauicultores no início do século XX. Porém com a chegada da doença conhecida como "vassoura-de-bruxa", o cultivo do cacau entrou em declínio o que dificultou a competitividade. Aos poucos as lavouras cacaueiras vem se restabelecendo com o advento de técnicas de clonagem de especies resistentes à doença.



   Mas como é feito o chocolate? É muito simples e dá até pra fazer em casa! Na indústria, o cacau passa por diversas etapas até chegar ao ponto final como chocolate. A primeira é a etapa de fermentação em que o objetivo é retirar a goma que envolve a amêndoa. Em seguida vem a fase de secagem, onde as sementes ficam expostas ao sol, uma vez seco, o cacau segue para a fase de processamento. Nesta etapa o cacau é moído até se obter uma massa fina e dela pode ser retirada a manteiga de cacau, utilizada na fabricação do chocolate branco e uma massa de chocolate que será adicionada de leite e açúcar para produção do chocolate preto.






   Para preparação do chocolate caseiro basta por as sementes para secar ao sol, torrá-las em forno brando e descasca-las. Então deve-se moer as amêndoas, acrescentar leite e açúcar (1 kg de cacau : 2 L de leite : 2kg de açúcar), levar ao fogo e cozinhar até a massa soltar da panela! 
O chocolate caseiro tem a vantagem de ser livre de produtos químicos que por ventura possam ser adicionados aos chocolates industrializados! Ponto pra ele!





Você sabia?


Montezuma tinha razão!
   Já diz a lenda que o Imperador asteca, Montezuma sempre tomava uma xícara de chocolate antes de visitar o seu harém! O doce contém substâncias, como a cafeína e o triptofano que ajuda na produção de serotonina, substância estimulante que gera sensação de bem estar, prazer e excitação. Por isso o doce é considerado por muito, como afrodisíaco!
   E para não perder o fio da meada, segue uma receita deliciosa para esquentar os corações nesta época de frio.

Chocolate do amor!
Ingredientes:
6 colheres de sopa (90g) de creme de leite light
6 colheres de sopa (90g) de leite condensado light
2 copos (400ml) de leite desnatado
2 colheres de sopa (30g) de chocolate em pó (extrato de malte)
1 colher de sopa (20g) de amido de milho
1/2 colher de cafezinho (1g) de noz-moscada
1 unidade de canela em casca
3 unidades de cravo da índia





Modo de Preparo:
Coloque em uma leiteira o leite desnatado e dissolva o amido de milho. Misture junto o leite condensado light, o chocolate em pó a base de malte. Insira nessa mistura a noz-moscada, o cravo e a canela. Mexa até ferver. Retire do fogo e acrescente o creme de leite light. Servir quente.

Rendimento: 4 porções

Gostou? Então continue atento ao Blog Cheiro Verde e acompanhe a Semana do Chocolate! Tudo sobre esse doce maravilhoso, receitas, dicas para consumi-lo sem prejudicar a saúde e como aproveitar ao máximo suas qualidades! 


Fontes:
http://salonduchocolatbahia.com.br
http://www.tribunadabahia.com.br/news.php?idAtual=120310
http://www.hjobrasil.com/ordem.asp?secao=1&categoria=132&subcategoria=611&id=3706
http://www.reporterbrasil.org.br/exibe.php?id=57
http://www.icb.ufmg.br/biq/prodap/teste.pdf
http://www.abril.com.br/noticias/comportamento/dermatologista-explica-relacao-chocolate-acne-544572.shtml
http://www.listasdaweb.com.br/20-curiosidades-sobre-o-chocolate-que-talvez-voce-desconheca
http://www.todafruta.com.br/portal/icNoticiaAberta.asp?idNoticia=7091

Nenhum comentário:

Postar um comentário