quarta-feira, 4 de julho de 2012

Qual escolho?




O chocolate é a estrela da semana e hoje a Cheiro Verde traz um pouco mais de informações sobre ele!
Existem diversos tipo de chocolate e diante de tantas opções fica difícil escolher um. Porém além do sabor é importante saber que cada variação do doce tem aspecto nutricional diferente. Conheça agora as principais diferenças entre eles!




Chocolate Amargo: Assim chamado o chocolate que contém ao menos 60% de cacau em sua composição. Também exitem os chamados meio amargos, nos quais a porcentagem de cacau fica em torno de 45%. Geralmente tem menos açúcar que os demais e não leva leite na sua composição, portanto é o menos calórico. Além disso, este tipo de chocolate, por ter uma maior concentração de cacau, possui também maior quantidade de uma substância benéfica à saúde, os flavonoides, que são antioxidantes que combatem os radicais livres e atuam no bom funcionamento do sistema cardiovascular.  Quanto maior a concentração de cacau, melhor, já que os benefícios relacionados ao seu consumo são observados quando as concentrações de cacau são iguais ou superiores a 70%.

* 30g fornecem 150 calorias.


Chocolate ao Leite: É o tipo mais consumido por ser mais adocicado, leve e agradável ao paladar. Sua textura é mais cremosa quando comparado ao chocolate amargo e a porcentagem de cacau também é menor, varia entre 30% e 40%. Muitos chocolates ao leite são adicionados de nozes ou castanhas e isso eleva o teor de gordura do alimento, mesmo se tratando de uma gordura de boa qualidade, como por exemplo as gorduras provenientes da castanha-do-pará. Portanto, dê preferência aos chocolates puros!

*30g fornecem 159 calorias.


Chocolate Branco: As sementes de cacau passam longe da fórmula deste tipo de chocolate, por isso alguns nem o consideram um chocolate de verdade! Ele é constituído apenas pela manteiga do cacau e não possui nenhuma quantidade de flavonoides. É o mais calórico dentre todas as variações já que contém apenas a gordura do cacau, leite e açúcar. É por isso o menos recomendado ao consumo já que não traz nenhum benefício ao organismo.

*30g fornecem 164 calorias.


Além dos tipos básicos consumidos pela maioria da população, existem ainda outros tipos de chocolate que servem principalmente à Gastronomia. São exemplos o chocolate em pó (não o achocolatado!), é o mais utilizado em receitas e sua composição contém as amêndoas, sem a presença da manteiga do cacau. Os chocolates próprios para coberturas contém mais manteiga de cacau que facilita o derretimento.



Um outro tipo de chocolate que poucos conhecem é o chamado Chocolate de Alfarroba! Este é feito através da substituição do cacau pela alfarroba, uma espécie de vagem que depois de triturada forma uma massa com sabor similar ao chocolate amargo.




Hoje a indústria traz diversas versões para o chocolate e também proporciona vantagens para quem quer saboreá-lo sem problemas. É o caso dos chocolates sem lactose, perfeitos para os intolerantes à substância, os chocolates do tipo light para quem quer manter o peso, ou até o diet que pode ser consumido pelos diabéticos. Porém é preciso tomar cuidado com o consumo dos chocolates deste tipo pois já que não contém açúcar em sua composição,  eles são normalmente adicionados de mais gordura para que não percam sua consistência, tornando-o tão, ou mais calórico que os convencionais.

Alerta Cheiro Verde!
O chocolate do tipo hidrogenado é aquele que contém gordura hidrogenada (Trans), em substituição à manteiga de cacau. Eles são geralmente mais baratos, derretem com facilidade, mas fazem mal à saúde. A gordura trans é fruto de processos químicos que transforam um óleo vegetal em uma pasta sólida, porém nesta transformação ocorrem reações químicas que tornam o produto final uma substância nociva ao organismo elevando o colesterol e agindo sobre o sistema circulatório podendo levar complicações cardíacas. Seu consumo deve ser evitado!


E então, para praticar um pouco, uma receita deliciosa de Verrine de Chocolate sabor Laranja!


Verrine de chocolateIngredientes


Para o creme de chocolate sabor laranja:
250 ml de creme de leite fresco
2 gemas
100 g de chocolate sabor laranja, picado
Para o creme de chocolate meio amargo:
200 ml de creme de leite fresco
3 gemas
200 g de chocolate meio amargo, picado
Modo de preparo 
O creme de chocolate sabor laranja:

Derreta o chocolate em banho-maria. Reserve.
Coloque o creme de leite uma panela com as gemas, leve ao fogo e misture, tomando o cuidado para não deixar que as gemas coagulem.
Em seguida, coloque o chocolate derretido e misture delicadamente até incorporar. Coloque no fundo das taças e reserve.

O creme de chocolate meio amargo:

Aqueça o creme de leite até amornar. Reserve.
Derreta o chocolate meio amargo em banho-maria, acrescente as gemas e misture.
No final, acrescente o creme de leite morno.
Monte na taça sobre o primeiro creme e leve para gelar.

Tempo de Preparo
Etapas - 30 minutos + 2 a 3 horas para gelar
Dificuldade de preparo
Fácil
Custo aproximado
Médio



Vale a pena testar!


Fontes:

http://www.vidadequalidade.com.br/alimentacao/chocolate-faz-bem-ao-coracao-flavonoides-serotonina-e-anti-oxidantes.html
http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/04/saiba-quantidade-ideal-para-consumir-o-chocolate.html
http://www.bancodesaude.com.br/chocolate/saiba-diferencas-entre-tipos-chocolates-seus-beneficios-maleficios
http://receitasdechocolate.com.br/tipos-de-chocolate
http://saude.abril.com.br/edicoes/0290/nutricao/conteudo_294199.shtml
http://www.bancodesaude.com.br/chocolate/saiba-diferencas-entre-tipos-chocolates-seus-beneficios-maleficios
http://saude.abril.com.br/edicoes/0282/corpo/conteudo_211959.shtml
http://basilico.uol.com.br/receitas.php?id=857

Nenhum comentário:

Postar um comentário