terça-feira, 3 de novembro de 2015

Biomassa de banana verde : uma opção multifuncional

Por: Ingrid Oliveira


Você provavelmente já ouviu falar sobre a biomassa de banana verde, certo? Mas você realmente sabe quais são os benefícios que ela pode trazer?
A banana, quarta cultura de plantio mais importante do mundo, conquista cada dia mais a mesa do povo brasileiro, devido a sua larga produção e facilidade em se encontrar em supermercados e feiras livres, sendo o Brasil o destaque como o segundo maior país produtor.

                       

Rica em amido, fibras, minerais e vitaminas A, B1 e B2 a banana verde auxilia no processo de redução de peso e colesterol, além de controlar a quantidade de açúcar no sangue (glicemia). O benefício do amido resistente é similar ao da fibra alimentar, porém este não é digerido e absorvido no intestino delgado, podendo ser fermentado no intestino grosso, produzindo substâncias que auxiliam na manutenção de bactérias benéficas do nosso intestino. Além disso mantêm a integridade da mucosa, que é responsável pela absorção adequada dos nutrientes e como barreira da entrada de substâncias maléficas.
A banana possui potássio, primordial no funcionamento celular, pois participa de todos os processos musculares do organismo, inclusive os do coração. Reduz a perda de cálcio, prevenindo a osteoporose. Outro nutriente da fruta é o fósforo, que integra a composição de ossos e dentes e participa da digestão dos carboidratos. Já o magnésio encontrado na banana é responsável pela produção da energia celular e relaxamento muscular, sendo especialmente indicado para pessoas estressadas.
A biomassa de banana verde pode ser  utilizadas para a confecção de bolos, biscoitos e outras massas, substituindo a farinha de trigo,além de sucos de frutas e vitaminas. O preparo da banana verde é simples e pode ser feito em casa.

Receita de biomassa de banana verde:

Ingredientes:
  •          Cerca de meia panela de água (a quantidade suficiente para cobrir as bananas)
  •          12 bananas verdes (preferir orgânicas)


Preparo: lave as bananas verdes. Encha a panela de pressão com metade de água e leve ao fogo para esquentar. Quando a água estiver borbulhando, coloque as bananas e tampe a panela. Espere 10 minutos e deixe a pressão passar naturalmente.
Depois disso, escorra a água da panela e tenha muito cuidado ao abrir as bananas, para não se queimar. Se preferir, utilize um garfo. Coloque a polpa da fruta - sem as cascas - para bater no liquidificador (pode ser necessário um pouco de água quente). Coloque a mistura em um pote de vidro, por até 7 dias.
Quando utilizar a biomassa congelada, retire do congelador no dia anterior e coloque na geladeira, ou coloque no microondas por 1 minuto.
Agora que já ensinamos como fazer a biomassa que tal tentar uma receita? 
Bolo de chocolate rico em fibras, sem glúten, sem lactose e com biomassa:
Ingredientes
  •          250 gramas de Biomassa de Banana Verde Integral        
  •            5 ovos inteiros
  •          5 colheres de sopa de açúcar
  •          5 colheres de sopa de chocolate em pó
  •         2 colheres de sopa de fermento em pó


Modo de Preparo

Bata a Biomassa de Banana Verde Integral com os ovos no liquidificador, em uma tigela misture o chocolate em pó, o açúcar, o fermento e a mistura batida no liquidificador. Despeje em uma forma untada e leve ao forno, em temperatura média. Esta receita também pode ir ao forno microondas fica pronta em aproximadamente 10 minutos. 

Sugestões: Unte a forma com margarina e chocolate em pó ou com margarina e  farinha de arroz, ou, ainda com margarina e amido de milho. Desta forma, a receita ficará 100% sem glúten.
 Ficou curioso e quer ver mais receitas? Segue um link com várias opções :acompanhamentos, bebidas, tortas, doces, massas, molhos e muito mais. 


Referências:


Nenhum comentário:

Postar um comentário