terça-feira, 10 de novembro de 2015

Crepioca: a febre do emagrecimento

Por: Genard Melo

Assumindo o posto de queridinha das dietas, a crepioca tornou-se moda entre as blogueiras, atletas, frequentadores de academia, esportistas e outras pessoas que se preocupam com a saúde e a estética. Tudo isso porque a textura da massa realmente é muito similar a de um crepe, além de ser uma opção saudável e auxilia no emagrecimento.
Apelidada de “fit”, pelo fato de ter uma menor quantidade de calorias, ela pode promover mais saciedade, uma vez associada a uma maior quantidade de fibras, como por exemplo as famosas farinhas “emagrecedoras” (farinha de linhaça, chia, aveia, dentre outras), sendo assim um ótimo aliado da perda de peso.

Pode ser consumido nos cafés da manhã ou nos lanches da manhã e tarde. Assim, por dar saciedade, ela inibe a fome e controla o apetite das refeições principais e ainda potencializa o ganho de massa magra.

             Diferença entre crepioca e tapioca

Existem duas formas para o preparo da crepioca: agregando à farinha de tapioca o ovo ou o leite.
Segundo a nutricionista funcional Dra. Andrezza Botelho, a receita turbinada com ovo ganha mais proteínas graças aos benefícios da clara, que é rica em nutrientes e, por isso, pode ajudar a recuperar os músculos após a malhação e favorecer o ganho de massa magra. Ela ainda possui vitaminas do complexo B, potássio e ferro, que aumentam a saciedade, melhoram a disposição e a concentração, além de ser aliada para acabar com a flacidez da pele, uma vez que estimula a produção de colágeno pelo organismo.
Já a que leva leite no preparo também ganha em proteína e tem a vantagem de fornecer mais cálcio ao corpo. Porém, a indicação é optar pela versão desnatada para diminuir os níveis de gordura absorvidos pelo corpo. Para quem tem intolerância a lactose é possível apostar no leite de castanhas, amêndoas ou de soja.

Calorias
A crepioca fit é uma comida funcional e leve, pois trata-se apenas de uma massa fina, sem adição de açúcar e sal e com baixa calorias. Sabe-se que são apenas 160 calorias, além do recheio que fica à escolha de cada um.
Para manter sua crepioca fit saudável, deve-se optar por recheios mais saudáveis com base em saladas como alface, tomate ou algumas proteínas de baixo teor de calorias e nutritivas, como é o caso do frango desfiado, salmão e atum.



Modo de preparo:

                         Crepioca de ovo

Crepioca com ovo ganha mais proteína graças à clara, que é rica nesse nutriente
Para preparar a receita fit turbinada em proteínas, agregue o ovo com duas colheres de sopa cheias de farinha de tapioca peneirada. Depois, basta assar essa massa em frigideira antiaderente, virando para dourar os dois lados, e rechear.
                        Crepioca de leite


Leite desnatado, de castanhas, amêndoas ou de soja são opções melhores para a dieta
O modo de preparo é muito semelhante à receita com ovo. Bata duas colheres de farinha de tapioca com 50 ml de leite desnatado ou outro de sua opção (de castanhas, amêndoas ou de soja). Essa mistura também deve ser levada a uma frigideira antiaderente e assada de ambos os lados, até que esteja com aspecto de crepe. Dica: se você malha e é adepto ao whey protein, é possível adicionar uma medida do pó a esta massa para garantir mais proteínas à receita.
Referências:
http://www.bolsademulher.com/corpo/crepioca-emagrece-como-fazer-receita-que-virou-onda-nas-dietas
http://www.mundoboaforma.com.br/crepioca-fit-para-emagrecer-o-que-e-como-fazer-calorias-receitas-e-dicas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário