terça-feira, 9 de setembro de 2014

Setembro é época de Morango!

Por Iasmin Nogueira

Como não amar essa fruta pequena e que é uma delícia? Pois é, chega Setembro e para felicidade geral, o morango também! O Fragaria x ananassa (o morango mais comum na agricultura, que na verdade é uma espécie híbrida) voltou a aparecer nos mercados e nas feiras de frutas. Originário da Europa, o fruto é muito apreciado pelo seu aroma característico, cor vermelha intensa, textura suculenta, e pela doçura com um toque de azedo. É muito gostoso quando consumido fresco, e também em diversas formas de preparações, como sucos, sorvetes, geleias e em tortas. Para os que gostam de jardinagem, os morangueiros silvestres podem ser cultivados em casa: um toque pessoal que dá a cada preparação, um charme especial e íntimo.

Mas por que consumir morango faz bem? Porque além de ser uma fruta pouco calórica, o morango é rico em vitaminas A, E, B5, B6, e em especial, a vitamina C. Possui também em sua composição manganês, cálcio, ferro, magnésio e outros nutrientes importantes para a sua saúde! E ainda tem os seus benefícios, como ação antioxidante, melhoria nas funções intestinais e proteção contra a artrite reumatoide. É relevante lembrar que o consumo de morangos orgânicos é o mais recomendado por serem livres de agrotóxicos e pesticidas. Uma boa higienização também é muito importante para evitar possíveis ingestões de substâncias nocivas que a fruta pode conter em seu exterior. 

E aqui vai uma receita bem simples e refrescante para curtir essa fruta enquanto ainda está na época:
Smoothie de Morango


Ingredientes:
12 morangos sem cabo e folhas;
1/2 xícara de leite desnatado;
1/2 xícara de iogurte natural desnatado;
6 cubos de gelo triturados.

Modo de Preparo:
Em um liquidificador, misture os morangos, o leite e o iogurte. Adicione o gelo. Bata até ficar homogêneo e cremoso. Sirva.

Fica a dica da Cheiro Verde para você cuidar da sua saúde!

Fontes: http://ndb.nal.usda.gov/ndb/foods/show/2430?qlookup=09316&max=25&man=&lfacet=&new=1
http://www.tabelanutricional.com.br/blog/beneficios-do-morango
http://www.tabelanutricional.com.br/morango-cru
http://www.whfoods.com/genpage.php?tname=foodspice&dbid=32
http://nutritiondata.self.com/facts/fruits-and-fruit-juices/2064/2
http://allrecipes.com.br/receita/962/smoothie-de-morango-i.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário