quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Lactose:vilã ou mocinha?

   
   Com as redes sociais em alta todo tipo de informação está ao nosso alcance a um simples clique, inclusive sobre alimentação. Muitas pessoas compartilham sua alimentação diária, algumas causando até certo terrorismo nutricional em seus posts: “se você quer emagrecer, não coma isso”, “não pode”, e alguns alimentos acabam por ser “demonizados”. Surgiu a moda do LacFree e o leite se tornou uma das vítimas desse terrorismo. Mas afinal, pode ou não consumir leite se o objetivo é emagrecimento? Sobre o uso de lácteos permeiam vários mitos, por isso vamos esclarecer aqui que:

● Leite não engrossa a pele
● Retirar lactose não, necessariamente, emagrece.
● Leite não causa câncer
● Leite não está relacionado com diabetes
● Leite não dificulta a perda de gordura

   De acordo com alguns profissionais de saúde a produção de lactase, enzima responsável pela quebra do açúcar do leite, diminui com o passar dos anos. Assim, a lactose mal digerida causaria sensação de estufamento, além de inflamações, e ganho de peso devido à proteína do leite. D e fato, pessoas que têm intolerância à lactose podem sofrer um estufamento devido à fermentação excessiva e, quando o alimento é cortado, a barriga irá desinchar. Porém, quem não tem intolerância à lactose pode consumir o alimento sem correr este risco. Um estudo recente elaborado por pesquisadores ingleses em forma de revisão traz diversos aspectos do consumo do leite em vários países do mundo e pela conclusão dos autores o leite é neutro ou benéfico para o controle de peso, doença coronariana, diabetes, hipertensão e a maioria dos tipos de câncer. De acordo com outro estudo feito com a população brasileira publicado no American Journal of Clinical Nutrition esse ano mostrou que o leite e os derivados não estão associados com diabetes, inclusive, os pesquisadores sugerem que pode haver efeito preventivo.

 

   Não existe relação entre o leite e os seus derivados e o sobrepeso ou obesidade. "O que acontece é que quando você retira esses alimentos provavelmente irá diminuir as calorias ingeridas e se elas não forem substituídas a pessoa consome menos e irá emagrecer", explica o nutrólogo Roberto Navarro. Duas meta-análises, ainda, evidenciaram que o consumo de leites e derivados pode ser uma boa estratégica quando se pensa em emagrecimento com qualidade, sendo benéfico para aumentar a perda de gordura corporal e preservar a massa muscular e consequentemente o metabolismo do indivíduo. (DeVries. Supplemental Protein in Support of Muscle Mass and Health Advantage Whey. 2015)
   Uma revisão publicada por pesquisadores Canadenses do Departamento de Cinesiologia da Faculdade de Ciências da Universidade McMaster mostrou que o consumo de leite e os seus derivados afetam positivamente a composição corporal em mulheres, promovendo a perda de gordura e manutenção da massa magra associado ao treinamento de musculação.
   O alimento também proporciona saciedade. Uma pesquisa cita que a proteína e a gordura saturada do leite têm um efeito maior na saciedade. O estudo observou que pessoas que fazem dieta e não retiram o leite ficam saciadas por mais tempo do que aquelas que deixam de ingerir o alimento.
   Além disso o leite possui outros inúmeros nutrientes benéficos ao bom funcionamento do corpo humano e para finalizar, deixo a referência de mais um artigo, publicado no Journal of The American College of Nutrition, pelo grupo de pesquisa do Fréderic Gaucheron (PhD), intitulado “Leite e derivados: Uma única combinação de nutrientes”. O trabalho mostra claramente que o leite e os seus derivados (queijos e iogurtes) possuem diversos nutrientes como cálcio, magnésio, zinco, selênio, vitaminas A, B1, B2 e B12, e cita diversos benefícios com essa combinação de micronutrientes associando a ingestão do leite e derivados.
   Concluímos então, que o leite e seus derivados não são vilões, devemos sempre levar em consideração as individualidades biológicas. Quem é intolerante ou alérgico a componentes do leite deve procurar um nutricionista para que a carência dos nutrientes seja suprida. Do contrário não há contra indicação, porém, como em tudo, não se deve exagerar.
    Agora segue uma receita prática,perfeita para café da manhã ou lanches e com lactose (ou sem rs):

Muffin de Canela

                                   
Ingredientes:
● 1 xícara (chá) de farinha de trigo (ou outra farinha de sua preferência)
● ½ xícara (chá) de açúcar mascavo
● 3 ovos
● 6 colheres (sopa) de leite (integral, desnatado, de coco,de arroz,…)
● 6 colheres (sopa) de óleo (girassol, milho ou coco)
● 1 colher (café) de canela em pó
● 1 colher (café) de fermento em pó
Modo de preparo:
1. Leve à batedeira os ovos com o açúcar até dobrar de volume.
2. Após, adicione o leite, o óleo e, delicadamente, a farinha de trigo, a canela e o fermento.
3. Em forminhas, untadas e enfarinhadas, coloque a massa e leve ao forno preaquecido a 185°C por, aproximadamente, 35 minutos ou até dourar.
4. Se quiser, polvilhe com canela.

Referências:
Dieta sem lactose não é mais indicada para quem quer emagrecer -
http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/17430-dieta-sem-lactose-nao-e-a-mais-indicada-para-quem-quer-emagrecer-afirmam-especialistas “Associations of dairy intake with glycemia and independent of obesity, in Brazilian adults: the Brazilian Longitudinal Study of Adult Health (ELSA-Brasil)” Am J Clin Nutr 2015;101:775–82.

Nenhum comentário:

Postar um comentário