quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Dia Nacional da Prevenção da Obesidade

Em 2008 foi assinada a lei que decreta o dia 11 de Outubro, o marco da prevenção da Obesidade!  


Vamos entender um pouco sobre a importância de se prestar atenção a doença.

 Dados do Ministério da Saúde revelam que quase metade da população brasileira está acima do peso.  A pesquisa ainda demonstra que o sobrepeso é maior entre homens e este problema já começa a surgir desde a juventude.

   Em projeção realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2015, 700 milhões de adultos estarão obesos.
   
   Todos estes dados refletem um problema grave, que custa aproximadamente R$ 3,5 bilhões aos cofres públicos por ano, além de estar relacionado à 72% do total de mortes no Brasil. 

   Combater e prevenir a obesidade é urgente, visto que o problema começa a tomar proporções epidêmicas. A prevenção da doença está associada à conscientização e estabelecimento de hábitos saudáveis. A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal e um dos parâmetros utilizados para diagnóstico é o Índice de Massa Corporal (IMC) que é calculado através da divisão do peso pelo quadrado da altura, sendo considerado obeso quem tem o IMC acima de 30.
   A obesidade é fator de risco para diversas outras enfermidades como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares, além de problemas ortopédicos, asma, apneia do sono, esteatose hepática (acúmulo de gordura no fígado) e distúrbios psicológicos.
   As causas do ganho de peso excessivo podem variar desde fatores genéticos à alimentação incorreta, sedentarismo e distúrbios alimentares. Os tratamentos existentes são em sua maioria eficazes, porém melhor do que tratar é prevenir a doença!

   Levar uma vida saudável é fator determinante para prevenção de doenças como a obesidade. Se alimentar bem e praticar atividade física regularmente são as principais atitudes positivas na busca pela qualidade de vida. É importante ressaltar ainda que estes hábitos devem estar presentes desde a infância, afinal é mais difícil concertar os erros depois que os mesmo já foram estabelecidos.


   Então fica a dica Cheiro Verde:

Comendo bem:
   Se alimentar de forma adequada não significa "fechar a boca". Uma alimentação saudável deve ser equilibrada em termos de quantidades, ou seja, nem muito e nem pouco, deve ser rica em alimentos naturais.  
Os alimentos industrializados devem ser minoria no nosso cardápio! Além disso é importante que mantenhamos o nosso corpo sempre trabalhando, portanto, comam a cada 3 horas! Evite ficar um grande período de tempo sem se alimentar.
Xô sedentarismo!! 
   Se exercite! Gaste o excesso de calorias ingeridas, mantenha os músculos fortes e os ossos saudáveis!!




Fontes:
http://www.endocrino.org.br/11-de-outubro-e-dia-nacional-de-prevencao-da-obesidade/
http://www.endocrino.org.br/o-que-e-obesidade/
http://www.blog.saude.gov.br/dia-de-prevencao-da-obesidade-alerta-para-importancia-da-alimentacao-saudavel/
http://www.endocrino.org.br/numeros-da-obesidade-no-brasil/
http://www.wscom.com.br/noticia/saude/GASTOS+COM+DOENCAS+LIGADAS+A+OBESIDADE-129820

Nenhum comentário:

Postar um comentário