terça-feira, 3 de março de 2015

Fitness cerebral

Por Daniela Moreno


Se a correria cotidiana anda influenciando sua memória você está lendo o texto certo!
Esquecer as coisas com muita facilidade pode ser consequência da falta de exercícios físicos de forma regular, sono de má qualidade e podemos incluir também a alimentação. Pois é, manter uma alimentação adequada composta por todos os macros nutrientes necessários (proteínas, carboidratos e lipídios) ajuda no funcionamento das funções cerebrais. Um estilo de vida deficiente, bem como uma dieta rica em gorduras e açúcares fazem com que estas sejam prejudicadas.

Existe uma variedade de alimentos que apresentam propriedades neuroprotetoras (agem como antioxidantes), regeneradoras de células e até aqueles que estimulam as conexões cerebrais. Estes se tornam essenciais nos cardápios, principalmente no de pessoas que possuem intensa atividade cerebral e necessitam de uma boa memória, como nós estudantes.

Então, fica a dica da Cheiro Verde Jr. de alguns alimentos que auxiliam na capacidade de funcionamento do cérebro.

Ovo
A gema do ovo é uma fonte de colina, amina natural que participa da composição da membrana gordurosa que reveste os neurônios. Produz acetilcolina, neurotransmissor fundamental para a memória e o aprendizado. Também é fonte de vitaminas do complexo B, que facilitam a comunicação entre as células nervosas.




Peixe
Se você não é vegetariano, lembre-se que os peixes não devem faltar quando o propósito é cuidar do cérebro. Principalmente os de águas frias, ricos em ômega-3, ácido graxo que funciona como um anti-inflamatório poderoso, evitando a morte dos neurônios. Também possuem Zinco, Selênio e Fósforo, que são sais minerais que participam de inúmeras trocas elétricas e mantêm o cérebro acordado e ativo, evitando as ondas de cansaço no final do dia.



Cereais Integrais

Participam da troca de informações entre os neurônios e auxiliam na memória. Isso acontece por serem ricos em vitaminas do complexo B, como ácido fólico (vitamina B9) e vitamina B6. 



 Frutas Vermelhas

Possuem flavonoides, poderosos agentes antioxidantes. Estudos realizados nos últimos anos verificaram que essas substâncias são capazes de melhorar diversas funções mentais, como a memória, o aprendizado, compreensão verbal e habilidade numérica, além de prevenir doenças.


E por fim, uma receita deliciosa para manter seu cérebro ativo!

Smoothie de banana, amora e morango

Ingredientes

1 banana picada
½ xícara (chá) de morango
½ xícara (chá) de amoras – frescas ou congeladas
1 colher e meia (chá) de mel
1 pitada de canela em pó
½ xícara (chá) de suco de maçã integral (sem adição de açúcar)
1 colher (sopa) de chia em grãos
½ xícara (chá) de gelo

Modo de preparo

Coloque no liquidificador os ingredientes na ordem listada e bata bem até que fique uma mistura homogênea. Sirva imediatamente.

Rendimento

2 porções

Valor calórico

126 kcal cada porção

Esta receita, além de refrescante ajuda na formação de novos neurônios e proteção dos já existentes. Isto acontece graças a chia, fonte de ômega 3 que promove a neurogênese. A banana que é fonte de triptofano, aminoácido precursor de serotonina que funciona como neurotransmissor relacionado ao bem-estar, à prevenção de depressão e do estresse. A amora é fonte de antocianina, fitoquímico de ação antioxidante que combate os radicais livres responsáveis por causar danos às células.

Fontes:

Livro de receitas Mundo Verde
www.sonutricao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário